sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Panasonic DMC FZ100



Lançada em julho de 2010 junto com a DMC FZ40/45 a Panasonic DMC FZ100 trouxe boas novidades para a já bem sucedida DMC FZ35. Eu possuo a DMC FZ35 e tenho que admitir que é uma excelente câmera. Também comprei a Sony HX1. Sei que muitos vão me criticar, mas embora a Sony tenha mais problemas com o Noise do que a Panasonic DMC FZ35 e embora as Lentes LEICA dispensem comentários eu ainda prefiro a Sony. Comentarei os detalhes dessa minha decisão em outro post. Bom, a Panasonic DMC FZ100 finalmente incluiu o sensor MOS, baseado no CMOS, que permite fazer várias coisas, como gravar em HD 1080i e tirar fotos em sequência em alta velocidade o BURST mode. Agora a Panasonic incluiu também uma tela de LCD articulada com resolução de 460k, local para flash externo e aumentou a capacidade de zoom óptico para 24x, contra 18x da DMC FZ35. 

O velho problema de aumentar a quantidade de megapixels e manter o mesmo sensor pequeno implica invariavelmente em noise. Fica claro nos testes que desta vez a Panasonic talvez tenha pisado um pouco na bola nesse sentido. Pergunto-me se não teria sido melhor colocar 10megapixels ao invés de 14 com o grande benefício de não ter tanto noise.  Parece-me que o sensor MOS e o processador de imagens têm problemas com o noise. Mas por que achar que é o sensor, bom é que os testes feitos com a irmã da DMC FZ100, ou seja, a DMC FZ40/45 mostram que ela sofre menos com o noise do que a DMC FZ100 apesar de compartilharem as mesmas lentes o que naturalmente sugere que o problema pode está localizado com o novo sensor MOS. 

Vale à pena comprar a Panasonic DMC FZ100? Bom, eu particularmente esperaria a resposta da Sony que já está demorando demais. Mas acho que a substituta da Sony HX1 será uma excelente máquina, isto se a Sony não estragar tudo. Mas se pensarmos e analisarmos bem, vamos perceber que a Sony tem melhorando fortemente nos últimos anos fazendo a HX1 a melhor máquina que eles já produziram na categoria Super Zoom.  

Não posso deixar de registrar que a notícia do noise em maior quantidade do que o esperado na DMC FZ100 me desapontou um pouco, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo. Acho que uma boa compra seria a HS10 da Fuji com zoom óptico de 30x. Em breve pouco falar da novíssima Canon SX20 IS com zoom óptico de 35x. 

Se o Noise não é problema para você ou se você prefere fotografar apenas em condições ideais mantendo o ISO sempre abaixo de 200 então acho que a Panasonic é uma boa máquina para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário