terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fujifilm HS10


Quando a Fuji anunciou a HS10, os aficionados por fotografia prenderam a respiração. Afinal, não foi mais uma câmera sem grandes ambições. Ela anunciou mudança no sensor, CMOS de alta velocidade com fundo iluminado (Back iluminated), capaz, segundo a própria Fuji, de fazer coisas inimagináveis. Dentre as coisas maravilhosas que a Fuji anunciou, estava uma em particular que me chamou bastante atenção. Estou falando do Motion Remover que é  capacidade de remover as pessoas da imagem deixando a foto limpa, sem nenhuma pessoa, mesmo em situações em que os turistas são inevitáveis. Capacidade de zoom óptico é de 30x, total controle manual, capacidade de gravar vídeos em full HD e faz fotos panorâmicas sem costuras, característica pioneiramente anunciada pela Sony no ano passado. 

A Fuji optou pelas pilhas ao invés da bateria e tira aproximadamente 400 fotos por carga.
De fato a Fuji não decepcionou. Na verdade, penso que a HS10 é a melhor câmera já produzida pela Fuji nessa categoria super zoom. 

O ISO só começa a se mostrar um problema a partir do ISO 400, acho que esse é mais ou menos o número problemático para a maioria, se não todas, as câmeras digitais dessa categoria. Então o ideal é manter o ISO o mais baixo possível. 

O viewfinder da HS10 tem uma resolução muito baixa, de apenas 200x o que é uma pena.
Comparação com a Sony DSC HX1. Eis uma comparação bem interessante já que as câmeras são bem similares. A HS10 tem algumas vantagens bem interessantes:

  • -          Grava vídeos com maior resolução. 1920 por 1080 contra 1920 by 1080 da Sony.
  • -          30x ópticos contra 20x da Sony.
  • -          A Fujo produz menos noise que a Sony.
A favor da Sony

As imagens da Sony tem mais sharpness. E o vídeo embora em menor resolução foi capaz de capturar um pouco mais de detalhes em alguns testes. 

Apesar de longe de ser perfeita, não resta dúvidas de que a Fuji HS10 é uma ótima câmera. As cores são boas, com noise relativamente baixo e uma excelente capacidade de zoom. A qualidade de imagem é boa em condições favoráveis, não resta dúvida. 

Uma boa dica é visitar o flick, ir na busca e digitar o modelo de câmera que você quiser e analisar as fotos tiradas com sua câmera preferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário