segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Canon SX30 IS


Em um concorridíssimo mercado de Super Zoom câmeras a Canon lançou sua mias norma arma recentemente. Com estonteantes 35x de zoom óptico a Canon deu um passo importante e assumiu a dianteira na capacidade de zoom óptico. Claro, que aumentar a quantidade de megapixels e manter o sensor pequeno gera alguns problemas, o noise está dentre eles. Outra notícia importante de ser registrada, também, foi que a Canon decidiu não usar o sensor baseado no CMOS, optou pelo CCD.

Em ambientes externos com baixa luminosidade o Noise começa a afetar a imagem a partir do ISO200. No estúdio o noise começa a comprometer a imagem a partir do ISSO 400. Então, manter o ISSO abaixo disso é importante caso você pretenda impressões maiores.

A Canon SX30 inicia e estende as lentes para o disparo em apenas 1.2 segundo, O que é extremamente rápido para uma câmera dessa categoria.

Quanto ao barrel distortion, ele se manteve mínimo, porém, ala apresentou vignetting considerável.  Purple fringing é também bastante pronunciado na Canon SX30 IS. Já venho dizendo isso faz tempo. As câmeras da Canon sofrem bastante com isso. Contudo, não é problema se você não se importante tanto com esses detalhes.
A Canon, acho que pela primeira vez, abandonou as pilhas e aderiu a bateria de lithium-ion. Essa mudança diminuiu a quantidade de fotos tiradas por carga, agora em 370 fotos. Eu adorava as pilhas, você com um carregador razoável, carregava as pilhas em uma hora, e podia tirar mais de 600 fotos. Com oito pilhas, eu estava mais do que suficientemente munido para tirar fotos o dia inteiro.  

Quanto à qualidade da imagem, alguns reviews falam que a qualidade da imagem produzida pela Canon SX30 IS é decente, nada espetacular ou maravilhoso. Honestamente eu já esperava isso, pelas fotos que vi concordo plenamente.  

A Canon SX30 IS é uma boa câmera que produz fotos com qualidade decente desde que você mantenha o ISSO baixo, claro. Se por outro lato você tirar fotos em ambientes com baixa luminosidade ou de atividades esportivas é melhor procurar outra câmera já que a câmeras se mostro lenta e bem cheia de noises.

Sendo um fã de fotografia e câmeras há bastante tempo, acho interessante poder observar como a Canon perdeu e tem perdido terreno para as concorrentes. A Panasonic com as suas fantásticas lentes LEICA, e mais recentemente a Sony com a sua HX1 evoluíram bastante nesse último ano. A Olympus sempre salta a frente no início do ano com um aumento considerável no zoom óptico, mas tem problemas sérios, seríssimos na qualidade de imagem. Estou ansioso pela resposta da Sony que este ano não lançou a substituta para a sua HX1, câmera que possuo e gosto bastante apesar das suas falhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário